É o que tem pra hoje…

Aqui em casa cozinhamos muito, seja almoço em família, jantar especial, petiscos pros amigos… ou simplesmente porque deu vontade! Eu amo essa receita e tinha muito tempo que não fazíamos… Se um dia tiver que cozinhar pra alguém, mas você não leva mto jeito pra coisa… essa é a receita! Simples, diferente, bonita e agrada praticamente todos os paladares!

image

Nunca pensei em um nome pra esse prato… sempre que penso nele só sei dizer o quanto é bom! Basicamente, é uma batata quase toda fatiada em lâminas, assada com azeite, bacon e queijo parmesão, acompanhada de filé mignon, um molho sensacional e alho assado (o agrião coloquei só hoje pra enfeitar).

Você vai precisar:

1

– Bacon: a quantidade varia de acordo com seu gosto. Pique em fatias bem finas.

– Batata Inglesa: sempre escolho as maiores. Geralmente, uma por pessoa é suficiente.

– Filé Mignon: faço vários bifinhos com 2 dedos de largura, e coloco dois em cada prato.

– Queijo Parmesão: o suficiente para cobrir as batatas.

– Cebola, alho, cenoura e azeite: não estão na foto mas são essenciais!

O primeiro passo é cortar as batatas. Use uma colher de arroz para auxiliar, pois reparem que não corto a batata completamente, ela fica toda unida na parte de baixo (a colher de arroz não deixa a faca chegar até o fim da batata).

image

Depois de picadas, coloque as fatias de bacon entre as lâminas. Coloque as batatas em um refratário com azeite e alho com com casca e leve ao forno por 40 minutos.

image

 

Enquanto isso, comece a preparar o molho da carne (ideia acrescentada e executada pelo marido). Em uma panela, coloque as sobras da carne (as partes feias que tiramos do filé), cenoura picada, a pele do bacon (aquela parte mais grossa que não usamos) e alho com casca. Refogue um pouco e em seguida coloque bastante água (uns 2 dedos acima de tudo), deixe ferver até a quantidade se reduzir pela metade. Coe o caldo e reserve.

image

 

Agora vamos ao filé… Corte bifes com 2 dedos de largura e tempere somente com sal. Corte meia cebola em meia lua e reserve.

imageAntes de fritar os bifes, retire as batatas do forno (pq provavelmente já vão ter passado os 40 minutos que precisamos pra batata assar) e cubra com parmesão ralado, deixe por mais 10 minutos no forno (até dourar o parmesão).

image

Esquente bem a frigideira, passe um fio de azeite e coloque os bifes, por aproximadamente 2 minutos em cada lado. Depois vire os bifes para selar as laterais também. Depois de prontos, retire-os da frigideira e aproveite o sabor que ficou para fazer o caldo. Doure as cebolas, acrescente 2 colheres de sopa de aceto balsâmico e coloque o caldo que foi reduzido. Dessa vez, deixe reduzir até quase secar.

image

 

Em um prato, coloque 2 filés cobertos com o molho reduzido, uma batata assada e salpique alguns alhos assados (com casca mesmo… depois de assados eles se soltam muito fácil da casca e ficam com um sabor incrível). Se quiser, acrescente uma saladinha pra enfeitar!

image

Um bom vinho vai mto bem com esse prato!

Anúncios

17 comentários sobre “É o que tem pra hoje…

  1. Olá Malu!!!! E Túlio também…. Como estão???? A Cris descobriu hoje seu blog…. e gostamos d+!!!! Show! Parabéns!
    Só queremos saber uma coisa: que dia vamos comer essa carne com batatas????? Estamos aguardando….. hehehe
    beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s