Pra começar bem o dia e ficar feliz que o fim de semana tá quase aí… entradinha deliciosa com guacamole e piadina! A guaca (para os íntimos!rsrs) aprendi de tanto ver o marido fazer e a piadina aprendi há pouco tempo com uma amiga talentosa na cozinha! Sou louca com guacamole e sempre q encontro um abacate maduro… é dia de guaca!! É fácil de fazer, não é extremamente “engordativo”, tem sabor forte e diferente do jeito que gosto!
Esse “pãozinho” chamado piadina vai bem com tudo… de sabor suave, é um perfeito acompanhante! O ideal é começar fazendo a piadina, pois enquanto a massa descansa, você prepara a guaca!
Para a piadina você vai precisar:
– 1 ¹/2 xícara de farinha de trigo
– 1¹/2 xícara de farinha integral
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1¹/4 xícara de leite
– 1 colher de chá de fermento
– 1¹/2 colher de chá de sal
Misture as farinhas, o fermento e o sal em uma vasilha. Em seguida, faça um buraco no meio e acrescente o azeite, vá mexendo bem “esfarelando” a massa para o azeite penetrar completamente.
Acrescente o leite aos poucos e vá misturando bem a massa. Depois de misturada, coloque a massa em uma superficie polvilhada com farinha de trigo e sove bem (hora de suar!) por uns 3 minutos. Fatie a massa e faça bolinhas. Deixe descansar por 30 minutos (cubra com um pano úmido neste período).
Enquanto a massa descansa, fazemos a guaca… você vai precisar:

Pique o tomate e a cebola em cubos pequenos.
Amasse o abacate com a ajuda de um garfo.
Por fim, misture todos os ingredientes e acrescente limão, azeite, sal e pimenta para temperar. Não existe uma quantidade determinada… vá fazendo de acordo com o seu gosto (eu adoro uma pimenta, mas pra alguns pode ser exagerado!).
A massa descansou então é hora de abri-la. Dividi a massa em 6, mas ainda assim, divido cada bolinha em 2 na hora de fazer… senão a massa fica grande e não cabe na frigideira! Polvilhe uma superficie com farinha e abra a massa, quanto mais fina, mais crocante… então cuidado pra não exagerar. Faça leves furos na massa, coloque na frigideira no fogo médio e deixe dourar cada lado.
Pronto… Agora é só juntar as 2 delícias e aproveitar!
DICAS:
– Pra quem tem paciência: pode fazer formatos com a massa pro pão ficar mais bonito (tipo quadrado, bolinha…)
– Quer dar um sabor a mais na piadina? acrescente na massa temperos secos, gergelim ou o que der vontade!
Nossa que delícia!!!!! amo guacamole e tem muito tempo que não faço…. acho que vai um dos tira-gostos do dia dos pais, rsrs…. arrasou como sempre Maluzinha! bjoooo
Amore, que delicia! Talentosos na cozinha só vcs, até parece! Kkk guacamole nunca fiz mas vou testar a combinação tb, a cara ficou ótima!
Olá Malu,
Quantas dicas ótimas!! Gostei de todas!! Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada.
Beijos, Deus abençoe.
Obrigada! Seja bem vinda por aqui!