Como fazer: Parede de Cimento Queimado

Há mto tempo estava louca pra fazer uma parede de cimento queimado no quarto de TV… pesquisei MTO do assunto, pedi opiniões, assisti vários vídeos pela internet e por fim… cheguei a conclusão de que o melhor custo-benefício e praticidade seria o texturato especial da Suvinil. Essa “mistura” é fácil de encontrar e vc escolhe a cor que quer aplicar. Eu escolhi prata envelhecido pq foi a cor que vi aplicada e gostei.

Suvinil

Esse vídeo (aqui) foi o que mais me deu coragem pra arregaçar as mangas e fazer td sozinha… mas a diferença entre expectativa e realidade foi quase cruel!!! Por vários momentos entrei em pânico e tive certeza que não ía prestar… até chegar ao resultado final, foram momentos de tensão!rsrs…

Antes e Depois

Começando com a aplicação… eu nunca tinha usado uma desempenadeira (a indicação é para usar desempenadeira com cantos arredondados), foi complicado pegar o jeito de aplicar e acertar a quantidade de massa! …parecia tão fácil com o moço fazendo =(

DIY

Continuando na aplicação, veio a segunda dificuldade, deixar td bonitinho entre uma emenda e outra… foi um tal de arruma aqui estraga ali que me fez sofrer bastante!

Passo-a-passo

Chegando na ultima parte da parede percebi que a massa já estava bem abaixo da metade e td indicava que não ía dar… desespero generalizado! Aí o marido entrou em ação pra me salvar… conseguimos finalizar a parede, mas tivemos que raspar o fundo da lata (ele conseguiu espalhar bem mais a massa e não teve o menor cuidado de deixar as emendas uniformes).

Concreto Aparente

…24 horas depois da aplicação, é hora de lixar só para tirar as maiores imperfeições (não é pra deixar td liso!)… essa parte é trabalhosa mas pelo menos já estava planejada! Nos vídeos que assisti, todos recomendavam passar uma cera incolor depois de lixar a parede. Na loja de tintas, disseram que ía ficar mto brilhante, se quisesse efeito de cimento tinha que ser só a aplicação da textura mesmo… confiei neles e nem comprei a cera! Resultado? Completamente sem graça… como que alguém indica isso?

Lixar parede

Decidimos comprar a cera incolor e depois de tanta aflição… uma luz no fim do túnel!!!

Cera Incolor

A parede começou a chegar perto do que eu queria…

Parede Cimento Queimado

Depois de 5 minutos da aplicação da cera era hora de lustrar a parede com ajuda de uma flanela… e depois de muita malhação tentando lustrar td… ficou td manchado!!

Aplicação Cera

Depois disso entreguei pra Deus e larguei pra lá… aí fui percebendo que a parede foi clareando. À medida que a cera vai secando, as manchas diminuem!

Cimento Queimado

Mais uma lustradinha aqui… outra alí… e pronto!!! Parede finalizada com sucesso (ou quase isso!).

Parede Cimento Queimado

Altos e baixos… mais baixos que altos… mas o resultado compensou! Posso ter sido meio dramática e talvez pareça que não estou indicando fazer a parede, mas não é isso… só quero mostrar que mtas vezes os vídeos só mostram as partes boas, mostram pessoas experientes… e para pessoas comuns, pode ser bem mais complicado!

Achei que valeu cada minutinho e sufoco… afinal, virou experiência e prazer ao ver tudo finalizado do jeitinho que queria!

DICAS:

  • Não se preocupe com a emendas ou partes desiguais na aplicação da massa… vão ficar quase imperceptíveis… chego a dizer que serão o charme da parede!
  • Aplique uma camada fina de cera.
  • Depois de aplicar a cera, não precisa lustrar muito, só tire o excesso… as manchas somem qdo secam!
  • Aceite as imperfeições ou pequenos defeitos que possam surgir… afinal, foi vc quem fez e não um profissional, esses detalhes fazem parte de toda “mão na massa”!

Sigam o blog no instagram! @eudouadica

Anúncios

19 comentários sobre “Como fazer: Parede de Cimento Queimado

  1. Gostei bastante do resultado, parabéns! Uma duvida: você passou o produto suvinil apenas uma vez? Quando eu pesquisei, a embalagem dizia entre duas a quatro demãos…

  2. Nossa, pode ter dado mto trabalho mas ficou maravilhoso, parabens!! Estou doida pra fazer na minha e colocar um espelho veneziano. Acho que tbm vou colocar a mão na massa, estão cobrando mto caro. Vlw pela dica, bjs

  3. Pingback: A reforma do painel de TV |

  4. Amei venho pesquisando a muito tempo , gostaria de saber qual as medidas da sua parede para me ter noção de quanto gastar na minha , vi que vc só deu uma demão isso e ficou linda , em minha cidade não acho a latinha por mesmo de 130,00 .desde já agradeço

      • Obrigada por responder o valor da latinha esta com preço médio é porque vi em um outro blog falando que comprou por 59,00 em são Paulo fiquei assustada com o preço da minha cidade . Assim que fizer envio uma foto

  5. Parabéns pelo trabalho e explicação..queria , muito fazer . Mas minha duvida é que a minha parede já possui textura, será que essa massa é capaz de cobri – lá ? ou eu teria que emassar primeiro ?

    • A lata rende bem… mas não sei dizer o rendimento ao certo pq isso também vai depender do tanto de brilho que vc quer, pois em outra parede mais clara que fiz, eu quis mais brilho, então acabei usando bastante cera! Mas pra vc ter ideia, nessa parede aí não gastei nem metade da lata!

  6. Obrigado por compartilhar o passo-a-passo detalhado da aplicação, poucos textos que vejo em blogs de DIY são tão detalhados quanto este teu. Parabéns!

  7. Pingback: DIY: Vasos de Cimento na Decor! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s